Investigação

Novo estudo volta a confirmar ligação entre a saúde oral e as doenças cardiovasculares

Novo estudo volta a confirmar ligação entre a saúde oral e as doenças cardiovasculares

As embolias cerebrais dos pacientes que sofrem de AVC apresentam ADN de bactérias orais. A conclusão é de um estudo de investigadores da Universidade de Tampere, na Finlândia, que nos últimos anos tem procurado descobrir os efeitos das infeções bacterianas no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Os cientistas já tinham conseguido demonstrar que estas bactérias orais também estão presentes, por exemplo, em estenoses de artérias coronárias de pacientes que morreram subitamente, em aneurismas cerebrais rompidos e na corrente sanguínea de pacientes que sofreram de enfartes do miocárdio.

Nos resultados agora divulgados, os investigadores referem que conseguiram encontrar grandes quantidades de ADN da bactéria oral streptococcus viridans nas embolias cerebrais de pacientes que sofreram de AVC. De acordo com os autores do estudo, estas bactérias não representam grande perigo na cavidade oral, contudo, depois de entrarem na corrente sanguínea, podem causar, entre outras coisas, infeções nas válvulas cardíacas.

Leia os resultados do estudo em detalhe aqui.