Quantcast
boca seca

Nova terapia de radiação pode aliviar sintomas de boca seca em pacientes com cancro

Nova terapia de radiação pode aliviar sintomas de boca seca em pacientes com cancro

Um grupo de investigadores holandeses provou que é possível reduzir os sintomas de boca seca em pacientes com cancro após uma terapia de radiação.

O estudo envolveu 102 pacientes diagnosticados com cancro e que estavama ser tratados com radioterapia modular intensiva, uma técnica de radioterapia bastante precisa que causa menos danos que a radioterapia convencional.

Os pacientes foram analisados seis semanas e um ano depois da terapia, e demonstraram que a função de uma das duas glândulas sub-mandibulares pode ser preservada em pacientes com pequenos tumores na garganta, em particular. Os pacientes que receberam uma dose inferior a 40 Gy tiveram uma melhor produção de saliva e uma redução dos sintomas de boca seca em relação aos pacientes que receberam doses superiores de radiação.

 

“Tendo em conta que as glândulas sub-mandibulares são a principal fonte da saliva, a dose para estas glândulas pode ter sérias implicações nos sintomas de boca seca. Por isso é importante procurar melhores técnicas de radioterapia para poupar pelo menos uma destas glândulas”, disse um dos investigadores responsáveis pelo estudo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?