Flúor

Níveis de flúor na água podem reduzir fatura do SNS

Níveis de flúor na água podem reduzir fatura do SNS

Um estudo publicado na revista científica Journal of Community Dentistry and Oral Epidemiology defende que a fatura do Serviço Nacional de Saúde pode ser reduzida de forma drástica se os níveis de flúor recomendados forem adicionados à água das redes públicas.

A investigação demonstra que a água com flúor pode não só reduzir a crise de extração de dentes em crianças que está a ser vivida no Serviço Nacional de Saúde britânico, mas também melhor a saúde em geral.

Os resultados indicam inclusive que aqueles que vivem em zonas onde os níveis de flúor recomendados já são adicionados à água têm 55% menos admissões nos hospitais para extração de dentes do que aqueles que residem noutras áreas. Para além disso, as crianças que vivem nestas áreas não demonstram qualquer tipo de efeito secundário devido ao consumo desta água.

Recentemente, um estudo britânico demonstrou que as cáries dentárias são a principal razão pela qual as crianças do ensino primário são admitidas em hospitais, com cerca de 500 crianças entre os cinco e os nove anos a serem hospitalizadas todas as semanas como consequência.