Responsabilidade Social

Município de Braga coloca 110 mil euros em projeto de promoção da saúde oral

A Câmara Municipal de Braga vai atribuir 110 mil euros ao projeto ‘Braga a Sorrir’, uma iniciativa desenvolvida pela ONG Mundo a Sorrir que em cerca de dois anos de atividade já apoiou várias pessoas do concelho, num total de 11 500 consultas e 261 reabilitações orais.

De acordo com o regional Correio do Minho, esta verba está sujeita a aprovação do Executivo Municipal, mas “é inferior em 57 mil euros face ao apoio concedido no ano transato. A redução da comparticipação municipal deve-se ao facto de ter sido aprovada uma candidatura apresentada ao Programa ‘Parcerias para o Impacto’, do Portugal Inovação Social, que representa um apoio de 70% das despesas do projeto para dois anos.”

Este projeto tem registado uma elevada procura e conta atualmente com uma lista de espera. Com o financiamento previsto pelo município, os responsáveis pela iniciativa esperam conseguir aumentar o número de consultas e a colocação de próteses dentárias, passando das atuais 20 para um total de 80 próteses dentárias por mês.

A iniciativa, apoiada pela ONG Mundo a Sorrir, pretende atuar em três vertentes principais: assistência médico-dentária e acompanhamento psicossocial das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, no âmbito do C.A.S.O. (Centro de Apoio à saúde Oral); prevenção, educação e promoção da saúde oral das crianças, nas escolas do 1º Ciclo e intervenção médico dentário junto das pessoas idosas inseridas em diferentes respostas sociais (lares, centros de dia, SAD).