Saúde Oral

Parceria com a Mundo A Sorrir inaugura Clínica Médico-Dentária Social em São Tomé e Príncipe

A Clínica Médico-Dentária Social em Lembá, São Tomé e Príncipe, vai ser inaugurada no próximo dia 8 de setembro, domingo, numa parceria entre a organização não-governamental Mundo A Sorrir, o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, o Projeto para o Desenvolvimento Integrado de Lembá (PDIL) das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e o projeto Abraçar A Missão.

Segundo a ONG portuguesa, os habitantes do distrito percorrem atualmente cerca de 30 km para ter acesso a cuidados de saúde oral. A escassez de meios é agravada pela falta de transportes e serviços de saúde, pelo que a população é obrigada a deslocar-se a pé, ou a abdicar dos cuidados dentários.

“A clínica social, que vai funcionar nas instalações do Projeto Integrado de Lembá, é um projeto único em São Tomé e Príncipe, que tem como principal objetivo disponibilizar cuidados médico-dentários de qualidade a toda a população que reside no distrito de Lembá”, pode ler-se num comunicado enviado pela Mundo A Sorrir.

A ONG rastreou, desde janeiro de 2019, 1 973 crianças das escolas primárias do distrito de Lembá, identificando 3 249 cáries dentárias. Até ao momento, foram realizados 215 tratamentos e as restantes crianças com necessidade de tratamento serão reencaminhadas para a clínica. A Mundo A Sorrir concluiu recentemente em Portugal uma ronda de inscrição de novos voluntários.

As consultas têm um custo entre 50 a 75 dobras (2 a 3 euros) para a população, sendo gratuitas para a população infantil. A Clínica Médico-Dentária Social irá funcionar das 7h30 às 16h.

O Ministério da Saúde irá apoiar o projeto através do envio de um enfermeiro e uma médica dentista, que estarão permanentemente na clínica a prestar cuidados de saúde à população. No âmbito da parceria com o projeto Abraçar a Missão, a Mundo A Sorrir apoiará o desenvolvimento da clínica no envio de médicos dentistas para realizarem assistência dentária e capacitação dos profissionais locais, bem como na doação de materiais dentários.

A inauguração contará com a presença de Luís Gaspar da Silva, embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe; Albertino Barros, presidente da Câmara Distrital de Lembá; o delegado de saúde de Lembá; e Hugo Piedade, técnico da UTrade, empresa parceira da Mundo A Sorrir.