Solidariedade Social

Mundo A Sorrir e Entrajuda reativam projeto para crianças com necessidades de saúde especiais

A ONG Mundo A Sorrir e a instituição Entrajuda reativaram o Projeto Dr. Risadas, que se encontrava suspenso desde 2017, com o apoio do Prémio BPI Capacitar 2018. A iniciativa destina-se a crianças com necessidades especiais entre os 3 e os 16 anos, pertencentes a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) apoiadas pela Entrajuda. O objetivo é reduzir as doenças mais prevalentes na cavidade oral, proporcionar melhores cuidados preventivos e melhor acessibilidade a cuidados de saúde.

Em comunicado, a ONG sublinhou que “as crianças com necessidades especiais apresentam desvios no padrão de normalidade da sua condição física, mental, orgânica e/ou social e, por terem incapacidades motoras e/ou cognitivas, apresentam uma incapacidade de executar a sua higiene oral de modo satisfatório”. Por este motivo, apresentam “alta prevalência de patologias orais”.

O projeto Dr. Risadas foi desenvolvido inicialmente pela Entrajuda, mas passou a ser organizado pela Mundo A Sorrir entre 2012 e 2017. Foi agora reativado em conjunto pelas duas instituições depois de a Entrajuda ter recebido quase 35 mil euros pela sua menção honrosa no Prémio BPI Capacitar 2018.