Tecnologia

Molar Mic: e se um ‘implante dentário’ permitisse atender chamadas telefónicas?

Molar Mic: e se um ‘implante dentário’ permitisse atender chamadas telefónicas?

A Força Aérea dos Estados Unidos da América acaba de investir 10 milhões de dólares no ‘Molar Mic’, uma tecnologia da empresa norte-americana Sonitus Technologies que permite atender chamadas telefónicas através…dos dentes!

De acordo com a empresa, a tecnologia baseia-se num pequeno dispositivo com microfone que é implantado nos dentes posteriores e que permite ouvir comunicações através dos ossos do crânio, que por sua vez transmitem o som para o nervo auditivo. Para que este sistema funcione, os utilizadores devem utilizar um pequeno transmissor à volta do pescoço que se conecta ao implante colocado nos dentes e que funciona de forma semelhante à tecnologia Bluetooth, permitindo atender as chamadas recebidas em smartphones, walkie-talkies ou qualquer outro dispositivo de comunicação.

A empresa norte-americana explica ainda que a tecnologia foi criada para permitir comunicações em situações de perigo, sendo por isso ideal para ser utilizada por militares. O próximo passo passa por desenvolver novas funcionalidades que permitam, por exemplo, analisar os sinais vitais dos utilizadores, recolhendo dados fisiológicos que permitam detetar