Quantcast
Médicos Dentistas

Miguel Oliveira – o estudante de medicina dentária que venceu no MotoGP

Miguel Oliveira - o estudante de medicina dentária que venceu no MotoGP

Miguel Oliveira alcançou, no último domingo, a primeira vitória em MotoGP, no Grande Prémio de Estíria, em Spielberg, na Áustria. Além de piloto, o português frequenta o mestrado integrado de Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, em Almada.

Anteriormente, o piloto, que já foi chamado de “Einstein no paddock” – motivo que o levou a festejar com a língua de fora –, frequentou também outros dois cursos relacionados com saúde: cardiopneumologia e anatomia patológica.

Também depois da vitória, o comentador Neil Hodgson, do canal de televisão britânico BTSport, fez a análise completa à última volta e terminou com o comentário: “O Senhor Inteligência [Mr. Intelligent] usou o seu cérebro, observou e deixou todos para trás”, referindo-se a Miguel Oliveira.

“Concorri a medicina dentária por curiosidade, nem estava a pensar ser dentista. O Instituto Superior Egas Moniz ficava perto de casa, entretanto entrei e pensei: porque não? Comecei a fazer o curso e adorei”, explicou o piloto em entrevista ao Tribuna, do Expresso, em 2018.

Sobre o motivo que o levou a escolher a medicina dentária, numa entrevista à SporTv, citada pela publicação Motorcycle Sports, em 2018, o piloto explicou: “Bem, motos e medicina dentária não têm muito a ver…temos um amigo que tem a sua clínica em Espanha e também partilha da mesma paixão do motociclismo, é dentista. Na altura que eu estava para escolher o curso, ele disse-me para eu escolher engenharia mecânica porque era o melhor para mim e eu disse que não, que queria fazer o que ele faz. Acabei por seguir medicina dentária.”

“Ainda não acabei o curso. Nunca o suspendi, está em andamento. É lógico que não com a regularidade dos meus colegas, até porque eles já são todos doutores e já se formaram no final deste ano. Agora tenho de tentar encontrar novos amigos e tentar reconectar ali com a faculdade, mas os professores são os mesmos, mantêm-se e há uma boa relação”, referiu dois anos antes de subir ao pódio Grande Prémio de Estíria. “Com a faculdade em aberto, posso ir fazendo as coisas ao meu ritmo e quando achar melhor. Talvez com 40, 45 anos seja um bom dentista.”

Miguel Oliveira tornou-se o primeiro português de sempre a vencer uma corrida na categoria rainha do motociclismo e, no futuro, tem o sonho e o objetivo de ser campeão do mundo. Já a ‘reforma’, aparentemente, passará pelos check-ups dentários.