Investigação

Medo do dentista? A culpa é dos genes

ansiedade dentária

A ansiedade antes e durante as visitas ao médico dentista é um problema sentido por inúmeros pacientes e pode ter base genética. De acordo com o Dental Tribune, um grupo de psicólogos norte-americanos descobriu que a ‘ansiedade dentária’, como é muitas vezes chamada, não é só influenciada por fatores ambientais.

A investigação envolveu um total de 1370 pacientes entre os 11 e os 74 anos, 827 dos quais demonstrava medo da dor. E segundo os investigadores, esse medo era despoletado sobretudo por fatores hereditários, com o estudo a indicar que “alguns dos genes que influenciam o medo da dor podem também influenciar a ‘ansiedade dentária’”.

“A conclusão mais importante deste estudo é que os nossos genes podem fazer com que estejamos predispostos para ser mais suscetíveis a desenvolver ‘ansiedade dentária’”, refereCameron L. Randall, um dos investigadores envolvidos no estudo.

De acordo com os peritos, esta descoberta pode ajudar a desenvolver novas formas de tratamento para pacientes como medo da dor ou que sofram de ‘ansiedade dentária’.