Quantcast
Investigação

Médicos dentistas têm mais problemas de saúde mental, afirma estudo

Estudo avalia riscos de sedação com óxido nitroso

Os médicos dentistas são os profissionais com maior incidência de problemas de saúde mental, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa britânica Extraction Solutions. Numa lista que avalia a saúde e o bem-estar no local de trabalho, os médicos dentistas ocupam o primeiro lugar, com uma pontuação de 1,9.

O estudo The Most Dangerous Occupations in the UK classifica vários profissionais de acordo com os riscos de desenvolverem dermatite, asma, doença mental e incidência musculoesquelética, bem como de terem faltas por doença. No entanto, não é mencionada pela empresa o tamanho ou representatividade da amostra que utilizaram para a realização da pesquisa.

Embora os médicos dentistas registem a pior classificação em termos de riscos para a saúde mental, estes profissionais caem para a 20.ª posição em 25 empregos analisados quando se trata de uma avaliação geral das condições de trabalho.

Mesmo antes da pandemia, a medicina dentária apresentava elevados índices de problemas e saúde mental. No entanto, alguns médicos dentistas afirmam que isso piorou em resultado do contexto pandémico.

Lauren Harrhy, responsável por um consultório de medicina dentária em Pontypool, no País de Gales, criou, em 2017, um grupo no Facebook com o nome “Mental Dental”. O grupo é dedicado aos médicos dentistas, por forma a poderem expressar aquilo que sentem relativamente à profissão, sendo também uma forma de procurarem apoio.

A responsável pelo grupo de Facebook disse à publicação Dentistry Online que considera que estamos prestes a assistir “a um ano muito difícil para a medicina dentária” e garante que “será este o caso, quando o apoio financeiro começar a diminuir, à medida que o ano avançar”.

No Reino Unido, a saúde mental representa um custo social e económico estimado em mais de 130 mil milhões de euros. De acordo com uma declaração feita por várias instituições, incluindo a British Dental Association, na qual pediam maior financiamento para a saúde pública britânica, o número de casos de depressão duplicou desde o início da pandemia de covid-19.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?