Quantcast
Médicos Dentistas

Médicos dentistas serão incluídos na primeira fase de vacinação contra a covid-19

Os médicos dentistas vão ser incluídos na primeira fase de vacinação contra a covid-19. A medida surge na sequência de uma reunião que aconteceu na passada sexta-feira (11 de dezembro) entre a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a task force para a elaboração do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, esteve reunido com o coordenador do plano de vacinação, Francisco Ramos, e com o diretor do departamento de qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), Valter Fonseca.

Em nota publicada no site, a OMD informa que “salientou, junto da task force, os motivos que tornam imperativa a inserção dos médicos dentistas na fase 1 da vacinação de covid-19”, pelo que ficou acordado que “a vacinação priorize os médicos dentistas e respetivas equipas ainda no final de janeiro de 2021”. O acesso será definido através de parâmetros como a idade ou maior risco de exposição.

“Os prazos avançados dependem também, como tem vindo a ser divulgado pela tutela, da disponibilidade das doses da vacina e das contingências logísticas”, pode ler-se na mesma nota.

Recorde-se que a campanha de vacinação da população contra a pandemia arranca no início do próximo ano, dependendo da disponibilidade de doses de vacinas e capacidade logística na distribuição. São 22 milhões de doses que serão distribuídos em três fases, num programa desenhado pela task force criada pelo Governo para definir a estratégia do plano de vacinação de covid-19.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?