Médicos dentistas

Medicina dentária em exposição em Elvas

O Museu Militar de Elvas é um dos maiores do País e acolhe neste momento uma exposição igualmente extensa: Medicina Dentária – 100 anos ao serviço do Exército Português. Um bom programa para as férias, a exposição ilustra bem o papel da medicina dentária na frente de combate, englobando várias peças e instrumentos utilizados pelos dentistas ao serviço do Exército, com especial enfoque para a Primeira Guerra Mundial.

“Esta exposição faz parte da grande temática da história do Serviço de Saúde Militar e a parte da medicina dentária era uma falta que tínhamos”, disse o sargento-chefe José Camponês, citado pela Rádio Nova Antena.

Entre as muitas peças em exposição, o sargento-chefe destaca uma cadeira de dentista da década de 1920, produzida em Londres. Facilmente desmontável, o artigo tinha a enorme vantagem de permitir aos dentistas “ir à frente de combate e tratar os doentes”.

Inaugurada no Dia Internacional dos Museus, em maio, a mostra de entrada livre está patente nas salas de Exposição Permanente do museu alentejano, entre as 9 h e as 18 h.