bibliotecas

Mário Rui Araújo vence prémio internacional de saúde oral

XX Congresso OMD/Expo-Dentária: Governo mantém verba para programas de saúde oral

O higienista oral Mário Rui Araújo, da Clínica do Montepio, foi premiado na África do Sul com um prémio atribuído pela Sunstar Foundation for Oral Health Promotion, devido ao projeto SOBE – Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares.

O prémio foi entregue no âmbito do Congresso Mundial da Federação Internacional de Higienistas Orais. O higienista português venceu o concurso entre 70 projetos candidatos oriundos de todo o mundo e recebeu 3000 dólares de prémio.

O SOBE, que começou a ser desenvolvido há dois anos por Mário Rui Araújo, é uma intervenção na área da saúde oral com as bibliotecas escolares. Assim, todas as bibliotecas escolares têm, desde o ano passado, material que permite aos professores ou bibliotecários poderem trabalhar a temática da saúde oral, ao mesmo tempo que trabalham projetos de escola, como ensinar a ler ou a escrever.

Os materiais distribuídos pelo projeto (livros, CDs, jogos, pósteres e manuais) são entregues dentro de uma caixa que, por sua vez, pode ser desmontada para ter outras utilizações. O projeto contempla também Timor, onde as crianças que estão a aprender a ler também aprendem igualmente a ter uma boa higiene oral.