Investigação

Como a maloclusão pode ser influência na postura

tratamentos ortodônticos

Sabia que a maloclusão pode influenciar negativamente a postura e o equilíbrio? A conclusão é de um estudo conduzido pelas universidades de Innsbruck e Barcelona, que conseguiram demonstrar que assim que a maloclusão é corrigida, a má postura da coluna e a capacidade para manter o equilíbrio também melhoram.

O tema já tinha sido alvo de destaque há dois meses no blog de Miguel Stanley, que na altura referiu que estes resultados “provam algo que todos os dentistas sabem por instinto: o estado da nossa boca é muito mais importante para a nossa saúde do que pensamos”.

“Se ao simplesmente corrigirmos a maloclusão podemos melhorar a postura de alguém, então estamos a poupá-la a uma vida de dores extremas de costas, pescoço e mandíbula, assim como a muitos outros problemas associados a isso”, defendia.

O que o estudo refere é que o controlo da postura é melhorado assim que as maloclusões da dentição são corrigidas, o que pode ser especialmente importante, por exemplo, na prevenção de lesões e fraturas causadas pela instabilidade em atletas.

Além disso, a investigação revela que há uma influência entre o nervo trigeminal e o núcleo vestibular que são responsáveis pela função mastigatória e controlo do equilíbrio.

Conheça a investigação em detalhe em http://journals.humankinetics.com/doi/pdf/10.1123/mc.2014-0018