- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Mais de 1.200 medicamentos de marca baixaram de preço

Apesar da descida de preço estar definida desde terça-feira, os medicamentos só vão ser comercializados com os novos preços depois do escoamento do stock existente nas farmácias, adiantou, ainda, Ana Jorge.
Também fonte do INFARMED, contactada pela agência de notícias, esclareceu que o escoamento de um produto pode demorar «no máximo dois meses».
Segundo a mesma fonte, a baixa dos preços diz respeito aos medicamentos de marca não abrangidos nos grupos homogéneos (GH) do sistema de preços de referência (SPR), sendo que a redução média do preço destes fármacos rondará os 8%.
A ministra afirmou ainda que dos 1.230 medicamentos que desceram de preço, «400 são de venda nas farmácias da comunidade e os outros de uso hospitalar», acrescentando que esta medida constitui «um grande benefício para os cidadãos».
Segundo especificou a fonte do INFARMED, a redução de preços nos medicamentos de marca vai possibilitar uma poupança anual de 10,5 milhões de euros para os utentes e 20 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde.
A poupança – no valor global de 30,5 milhões de euros – é uma estimativa do INFARMED, que tem em conta o número de unidades vendidas no ano passado.