Saúde Oral

Madeira reduz em 22% as cáries dentárias em crianças até 6 anos de idade

Extrações dentárias completas em crianças preocupam responsáveis de saúde do Reino Unido

Madeira reduz em 22% as cáries dentárias em crianças até 6 anos de idade

A Madeira começou a atingir as metas propostas no programa de saúde oral da região ao fim de alguns anos, tendo conseguido reduzir em 22% a taxa de cáries dentárias até aos seis anos de idade.

O Programa Regional de Saúde Oral abrangeu, no ano letivo 2018/2019, 279 escolas com 530 ações de formação, educação e sensibilização, abrangendo 18 mil alunos nas suas várias fases de escolaridade, desde a pré-escola ao segundo ciclo. Os números foram avançados pelo secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, que visitou ontem uma escola da ilha, por ser “um exemplo” no cumprimento deste programa – estabelecido com a Secretaria Regional de Educação através de uma carta de compromissos.

O secretário regional preveniu as crianças para a importância de lavar os dentes todos os dias e pediu maior responsabilidade na questão da saúde oral.

“Outras metas terão de ser atingidas, mas dependem das condições financeiras para o programa poder prosseguir”, referiu o governante, apelando à “colaboração do poder local”.