Investigação

Má saúde oral relacionada com pressão arterial elevada

Os pacientes com uma pressão arterial elevada e que tomam medicação para esta condição têm maiores probabilidades de responderem positivamente ao tratamento se tiverem uma boa saúde oral. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica ‘Hypertension’, da American Heart Association.

No âmbito deste estudo, os investigadores analisaram o historial clínico de 3600 pacientes com hipertensão, descobrindo que aqueles com gengivas saudáveis têm uma pressão arterial mais baixa e respondem melhor à medicação para baixar a pressão arterial em comparação com aqueles que sofrem de doenças da gengiva.

Os resultados agora publicados mostram que os pacientes com doença periodontal, têm 20% menos probabilidades de atingir níveis de pressão arterial saudáveis comparativamente com os pacientes com uma boa saúde oral.

“Os pacientes que sofrem de pressão arterial elevada e os clínicos que tratam deles devem estar conscientes de que uma boa saúde oral é tão importante para controlar a condição como são outras intervenções no estilo de vida conhecidas por ajudar a controlar a pressão arterial, como uma dieta com baixo teor de sal, exercício regular e controlo do peso”, revelam os investigadores.

Conheça o estudo em detalhe aqui.