Investigação

Investigadores recebem bolsa de 1,9 M$ para investigar causas da doença periodontal

Investigadores recebem bolsa de 1,9 M$ para investigar causas da doença periodontal

Um grupo de investigadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos da América, recebeu várias bolsas do National Institutes of Health, num total de 6 milhões de dólares, para financiar vários estudos, entre os quais uma investigação para compreender as bactérias responsáveis pela doença periodontal.

Uma das bolsas atribuídas, no valor de 1,9 milhões de dólares, servirá para explorar o papel das Spirochaetales, um grupo de bactérias frequentemente encontrado na placa bacteriana dos dentes e que tem um papel fundamental no desenvolvimento da doença periodontal e na inflamação das gengivas-

No âmbito desta investigação, os cientistas irão analisar de que forma é que uma proteína libertada pela bactéria pode afetar os neutrófilos, as primeiras células a reagir quando há uma infeção no organismo.

A instituição vai receber ainda uma bolsa no valor de 1,5 milhões de dólares para “ajudar a formar a próxima geração de cientistas na área da saúde oral”. O objetivo é apoiar, com bolsas de investigação, os médicos dentistas interessados em investigação craniofacial e dentária.