Formação

Investigadores criam modelo bucal “realista” para melhorar formação dentária

Investigadores criam modelo bucal “realista” para melhorar formação dentária

Um grupo de investigadores está a criar, em colaboração com a Universidade de Birmingham, no Reino Unido, um modelo bucal “realista” com características tácteis que mimetizam a cavidade oral e que pretende melhorar a formação dentária dos estudantes da área. De acordo com os investigadores, este modelo permitirá, por exemplo, aprender como se utilizam sondas periodontais e, consequentemente, diagnosticar doenças periodontais.

De acordo com a publicação Dental Tribune, este modelo apresenta gengivas e língua realistas, permitindo aos estudantes de medicina dentária examinar a boca e diagnosticar doenças de forma mais segura. “Tanto a língua como as gengivas são feitas a partir de um gel sintético e fibras e variam em rigidez para mimetizar os tecidos vivos, enquanto os dentes e a mandíbula são feitos de uma resina que mimetiza o osso”, explicam os responsáveis pelo modelo.

Os responsáveis pelo modelo bucal acreditam que este desenvolvimento vai permitir melhorar a formação dentária e beneficiar não só os estudantes de Medicina Dentária, mas também os profissionais do setor e os pacientes.