- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Investigadores criam material para restaurações dentárias com propriedades antibacterianas

Um grupo de investigadores acaba de anunciar o desenvolvimento de um material para restaurações dentárias com propriedades antibacterianas. De acordo com os responsáveis pela inovação, este material tem a capacidade de prevenir o reaparecimento de cáries dentárias.

O estudo, publicado na revista científica da American Chemical Society [1], indica que os investigadores desenvolveram um novo compósito à base de resina que tem a capacidade de inibir o crescimento das bactérias e aumentar a viabilidade das restaurações dentárias, prevenindo a necessidade de realizar tratamentos ao canal radicular ou extrações dentárias.

“A resistência aos antimicrobianos é um dos problemas de saúde mais importantes que enfrentamos como sociedade e o desenvolvimento de novas terapêuticas e novos biomateriais com propriedades antimicrobianas representa uma necessidade urgente”, defende Lihi Adler-Abramovich, responsável pela investigação agora publicada.

Lee Schnaider, investigador também envolvido no desenvolvimento do novo material, acrescenta que “os compósitos dentários de resina que apresentam atividade inibidora de bactérias têm o potencial de inibir substancialmente o desenvolvimento de doenças orais”.

Conheça o estudo em detalhe aqui. [1]