Investigação

Investigador premiado pelo desenvolvimento de probiótico anticáries

Investigador premiado pelo desenvolvimento de probiótico anticáries

Alejandro Mira, investigador da Fundação para o Fomento da Investigação Sanitária e Biomédica de Valência (FISABIO), foi premiado na categoria ‘Inovações em Desenvolvimento’, da Fundação para a Inovação e Potencial em Saúde em Espanha (FIPSE), devido aquela que é já considerada uma das maiores inovações em saúde oral no país este ano – um probiótico anticáries.

A inovação do investigador espanhol consiste na aplicação de um probiótico de uma bactéria isolada de forma natural e que se encontra na mucosa oral de pessoas sem cáries dentárias. De acordo com o cientista, a floral oral muda drasticamente entre indivíduos livres e cáries (cerca de 10% da população mundial) e pessoas com cáries.

O investigador quis estudar os microorganismos presentes de forma natural nos indivíduos sãos e que têm um potencial benéfico para o tratamento e prevenção de cáries dentárias.

No âmbito deste estudo foi possível isolar essas bactérias a partir da placa bacteriana dentária e desenvolver um probiótico com capacidade para colonizar a placa bacteriana.