Saúde oral

Implantologia: que novidades tem apresentado a indústria farmacêutica?

Empresas da área de implantologia revelam as inovações e lançamentos que estão a marcar o ano de 2019

Dentsply Sirona

  • Este ano, a empresa lançou como novidade uma solução de tratamentos num único implante com fluxo digital integral, intitulado Azento®. “Lançámos também a Acuris®, uma revolucionária e inovadora solução para retenção fixa sem cimento e parafusos, o que permite evitar as complicações derivadas destes materiais, e facilitar a colocação de próteses com uma substancial poupança de tempo”, explica Dorothee Taurel, responsável de comunicação da empresa.
  • Foram preparadas novas soluções, melhorias nas funcionalidades e no design dos implantes. Alguns dos lançamentos foram apresentados no evento de odontologia promovido pela empresa, o Dentsply Sirona World Madrid, que se realizou em 28 e 29 de junho deste ano, no Palácio de Congressos de Madrid.

BTI Biotechnology Institute

  • “Da mesma forma que, para as atrofias verticais, a BTI apresentou os implantes curtos; para as atrofias transversais, apresenta agora uma nova linha de implantes estreitos, com 3 mm de plataforma. Mantendo-se fiel ao seu enfoque biológico nos tratamentos, a BTI propõe uma alternativa minimamente invasiva: a nova linha de implantes 3.0, caracterizada por uma plataforma prostodôntica e diâmetro do corpo de 2,5; 3 e 3,3 mm, além de versatilidade nos comprimentos. A principal indicação destes implantes é tratar edentulismos totais e/ou parciais, com atrofias alveolares transversais, reduzindo quer a necessidade de aumento ósseo, quer o tempo e as complicações cirúrgicas”, explica o product manager Salvador Gregori.
  • A empresa lançou ainda a nova linha de pilares estéticos Square®, “desenhados para prótese fixa unitária e múltipla, direta ao implante ou sobre transepitelial, como solução tanto para cimentar, como para aparafusar. Estes pilares podem ser usados em processos de elaboração digital ou convencional”, explica o responsável.
  • Por último, o destaque de Salvador Gregori vai para o novo software de diagnóstico e planificação de tratamento. “Esta nova versão do programa permite posicionar o aditamento protésico, medir as áreas de estreitamento das vias aéreas superiores e visualizações 3D mais avançadas.” Em breve, será possível realizar cirurgia guiada, uma vez que a BTI assinará um acordo de colaboração com uma empresa de diagnóstico e desenho de férulas, a qual providenciará o kit cirúrgico e o software de planificação, antecipa o product manager.

Nobel Biocare

  • A empresa apresentou um novo sistema de implantes desenvolvido para desafiar os métodos convencionais, que foi trabalhado em parceria com uma rede mundial de investigadores de instituições internacionais reconhecidas. “O novo sistema Nobel Biocare N1 irá ter não só um novo desenho orientado para a biologia, mas também um método exclusivo de preparação do leito, criado com o objetivo de reduzir ainda mais a complexidade e otimizar os fluxos de trabalho durante procedimentos com implantes e protéticos”, adiantou a empresa em comunicado de imprensa.
  • A solução assinala a próxima fase da mais recente vaga de inovações, que começou com “a introdução das superfícies Xeal e TiUltra para pilares e implantes no International Dental Show, realizado em Colónia. Ambas as superfícies estarão também disponíveis no novo sistema, cujo lançamento está previsto nos mercados europeus no outono de 2019”.

Straumanngroup

  • A novidade mais recente é o novo implante Straumann® BLX, lançado este ano. “Desenhado para carga imediata, é adequado para todos os tipos de protocolos de tratamento, abrangendo desde colocação ou carga imediata a convencional, adequando-se à preferência do dentista. O implante BLX combina o design funcional progressivo ao alto desempenho do material Roxolid® e à superfície SLActive® clinicamente comprovada, para garantir confiança em todas as situações clínicas. Inovações como o sistema VeloDrill™, Dynamic Bone Management e Esthetic Ease Concept são concebidas para melhorar significativamente os fluxos de trabalho cirúrgicos e protéticos”, explica Cristina Antas da Cunha, diretora de marketing do Portugal Straumanngroup. A responsável fala da tendência totalmente digital a que os médicos dentistas têm aderido como forma de reduzir o tempo de trabalho e conseguir uma maior previsibilidade na colocação de implantes.
  • Relativamente à marca Neodent, o avanço mais inovador é o sistema de implantes Grand Morse (GM) Neodent®, que oferece diferentes opções de desenhos de implantes, roscas, ápices e dois tipos de tratamento de superfície. A filosofia é oferecer uma solução de implante adaptada para cada indicação específica, nomeadamente, densidade e quantidade óssea e técnica cirúrgica. A carga imediata é o principal foco no sistema GM”, revela Cristina Andas da Cunha. Dentro deste sistema, a responsável destaca o implante Helix GM, sobretudo pela sua versatilidade. “É um projeto de implante híbrido e inovador, que maximiza as opções de tratamento e a eficiência em todos os tipos de ossos”, explica. Além disso, “permite uma maior flexibilidade de tratamento para os pacientes (feitos à medida de acordo com a situação clínica específica) por criar os melhores resultados de substituição dentária para todas as indicações, desde um único dente até um desdentado total”.
  • A marca acabou de lançar o novo kit de cirurgia guiada e a diretora de marketing avança que os implantes zigomáticos GM estão em fase final de testes, “quase prontos para o lançamento que acontecerá ainda este ano”. Estão ainda a ser desenvolvidos e aperfeiçoados vários componentes de prótese.
  • A empresa promete mais novidades na área de implantologia, ainda para 2019, quer ao nível de design, quer a nível estético. O acesso às mesmas pode ser acompanhado no site do Straumanngroup e na página de Facebook.