- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Implant Files: investigação põe a descoberto 83 mil mortes relacionadas com dispositivos médicos

O International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) [1] juntou-se a mais de 250 jornalistas de investigação, de 36 países, para analisar 8 milhões de relatórios relacionados com dispositivos médicos.

A investigação recentemente publicada revela vários problemas de segurança e higiene relacionados com dispositivos médicos, nomeadamente implantes dentários, num total de 1,7 milhões de pessoas lesadas e 83 mil mortes só nos EUA que, de acordo com o consórcio, podem estar relacionadas com este tipo de dispositivos.

No âmbito desta investigação, o consórcio internacional de jornalistas põe a descoberto vários problemas de segurança e higiene neste tipo de dispositivos revelando, por um lado, falta de transparência nos processos de aprovação de comercialização destes dispositivos e, por outro, vários estudos que indicam a presença de impurezas em implantes dentários.

Usando um algoritmo baseado em machine learning para analisar milhões de relatórios, os jornalistas envolvidos neste consórcio descobriram casos de pessoas que morreram e cujas mortes foram mal classificadas como “lesões” ou “anomalias”. Destas mortes considerou-se que 220 estavam diretamente relacionadas com falhas nos dispositivos médicos.

“A nossa investigação revela como os implantes podem permanecer no mercado mesmo com as lesões e as mortes a acumularem-se. Revela também como um dispositivo com anomalias pode ser difícil, ou impossível de remover depois de implantado”, revela o consórcio de investigação.

Conheça os Implant Foles em detalhe aqui [1] e saiba quais as principais descobertas da investigação no vídeo.