Eventos

III Congresso Nacional de Estomatologia da AMEP marcado para novembro

Associação dos Médicos Estomatologistas Portugueses

O III Congresso Nacional de Estomatologia da Associação dos Médicos Estomatologistas Portugueses (AMEP) realiza-se nos dias 29 e 30 de novembro no Grande Hotel de Luso.

Numa nota enviada às redações, a AMEP, que organiza o evento, explica que “a estomatologia é a especialidade médica, de diferenciação médico-cirúrgica, de atividade fundamentalmente hospitalar, que se dedica à investigação, estudo, diagnóstico, profilaxia e tratamento da patologia que afeta não apenas o sistema estomatognático, mas todas as estruturas da boca e anexos, integrando-a na patologia sistémica”, com cerca de 550 médicos especialistas em estomatologia inscritos na Ordem dos Médicos e serviços de estomatologia em 27 centros hospitalares e hospitais do SNS.

A associação diz, ainda, que “a última estatística publicada data de 2016 e refere que os 23 serviços, na altura, tinham 111 médicos especialistas e produziam anualmente cerca de 22 5000 consultas e 10 700 cirurgias, das quais 91,5% em ambulatório, mas também 890 internamentos”.

“Neste momento, a especialidade está em profunda renovação e desde 2012, já se formaram 21 novos especialistas, existindo na atualidade 49 médicos internos de especialidade em formação, de norte a sul”, acrescenta.

Com o objetivo de reunir os profissionais da especialidade e debater as melhores práticas, o evento irá abordar temas como ‘Doenças vesículo-bolhosas em estomatologia’, ‘Doenças autoimunes’, ‘Harmonização facial’, ‘Crescimento face’, ‘Laser em estomatologia’, ‘A enfermagem em estomatologia’, ‘Materiais de substituição óssea’ e ‘Distração óssea’.