Saúde

Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

É esta segunda-feira (4 de fevereiro) que se celebra o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Para marcar a data, realiza-se a 6ª edição da Maratona da Saúde, um evento que tem como objetivo lembrar a importância da investigação científica e da prevenção, assim como da supervisão por parte do paciente do seu estado de saúde.

“Apesar dos progressos científicos e clínicos o cancro continua a ser considerado a 2ª maior causa de morte em Portugal. A 6ª edição da Maratona da Saúde tem como tema ‘Conhecer o Cancro’ e nesta data que apela à aliança entre cientistas, profissionais de saúde e doentes, contamos com o testemunho de especialistas na nesta área”, explicam os responsáveis pela iniciativa.

De acordo com Sérgio Dias, coordenador de um grupo de investigação na área do Cancro no Instituto de Medicina Molecular, “a incidência de cancro tem vindo a aumentar. Estima-se que em 2018 tenham havido 18 milhões de novos casos de Cancro e 9 milhões de mortes resultantes de Cancro”.

“A necessidade de adotar estilos de vida saudáveis, sem álcool, tabaco ou outros hábitos toxicófilos, bem como a adoção de medidas de promoção de regimes alimentares saudáveis e de prática de exercício físico regular devem ser salientadas”, como forma de prevenir a doença, diz ainda Paulo Cortes, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Apesar da incidência do cancro continuar elevada, a contínua investigação científica nesta área, durante décadas, tem aumentado significativamente o conhecimento sobre o desenvolvimento e progressão do cancro. “Tornou possível diagnosticar mais precocemente diferentes cancros, e desenvolver novas terapias dirigidas contra o cancro. Algumas terapias desenvolvidas graças a avanços na investigação do cancro melhoraram a resposta clínica dos doentes, o que confirma a importância da investigação nesta área específica da biomedicina”, salienta ainda Sérgio Dias.

Ao longo deste dia, são várias entidades, nacionais e internacionais, que estarão a fazer a recolha de donativos para apoiar a investigação nesta área. Saiba mais em https://www.worldcancerday.org/