Médicos Dentistas

Há novas diretrizes para o tratamento da periodontite

Há novas diretrizes para o tratamento da periodontite

Há novas diretrizes sobre a terapia adequada para o tratamento da periodontite – a doença periodontal mais grave e uma das doenças periodontais mais comuns no mundo. Uma abordagem mais eficaz e baseada em factos comprovados para o tratamento das periodontites de Fase I, II e III foi o resultado do Perio Workshop 2019, um evento organizado pela Federação Europeia de Periodontologia (EFP), que contou com a participação de mais de 90 periodontistas, especialistas em medicina dentária e especialistas no desenvolvimento de diretrizes.

O workshop “Diretrizes fundamentadas para a terapia periodontal” decorreu de 10 a 12 de novembro, em La Granja de San Ildefonso, em Espanha, e foi presidido pelo periodontista Mariano Sanz.

Os especialistas participantes desenvolveram novas orientações para dentistas e profissionais de saúde oral, identificando novas terapêuticas com base no diagnóstico do doente, e elaboraram um conjunto de recomendações onde detalharam intervenções específicas.

Uma das novas abordagens-chave foi a recomendação de cuidados graduais ao invés de uma ordem fixa e sequencial de tratamento do paciente. Esta abordagem permite a sobreposição de várias etapas, começando pela terapia menos intensiva, sendo que só passa para terapias mais complexas ou intensivas se a monitorização do paciente revelar que estas são clinicamente indispensáveis.

Os cientistas focaram-se em evidências científicas, que suportam as diferentes intervenções, considerando a sua consistência e valor, a relevância clínica dos resultados, o equilíbrio entre benefícios e danos, as preferências dos doentes, para além de considerações éticas, legais, económicas e práticas.

Os quatro grupos de trabalho de especialistas no Perio Workshop 2019 consideraram 15 revisões sistemáticas e um documento de posicionamento sobre diferentes aspetos da terapia periodontal para os estágios I, II e III da periodontite e a manutenção do paciente com periodontite tratada com sucesso.

As diretrizes para a periodontite de fase IV serão elaboradas pelo Perio Workshop 2020, a realizar-se em novembro do próximo ano.