Congresso OMD

Governo assegura que criação de carreira no SNS está em análise

Governo assegura que criação de carreira no SNS está em análise

“Não somos alheios à importância da criação da carreira de médico dentista no Serviço Nacional de Saúde. Posso garantir que o projeto está em análise e não está esquecido”. Foi desta forma que Raquel Duarte, a nova secretária de Estado da Saúde, se estreou com um discurso na cerimónia de inauguração do 27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu de 8 a 10 de novembro na Exponor, em Matosinhos.

Raquel Duarte afirmou não ser ‘alheia’ às expectativas dos médicos dentistas e ainda que o Ministério da Saúde tenha sido alvo de recentes reformulações, o Governo mantém a “firme convicção” que é importante valorizar estes profissionais. O projeto de integração da medicina dentária no SNS, que prevê o alargamento do número de centros de saúde com cuidados de saúde oral, “é para continuar e aumentar”.

A secretária de Estado da Saúde destacou a importância do trabalho desenvolvido com o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), com especial destaque para o programa Cheque Dentista, e mais recentemente com as estratégias de intervenção para a deteção precoce do cancro oral.

A aguardar pela assinatura do ministério das Finanças

Antes do discurso de Raquel Duarte já Orlando Monteiro da Silva tinha sublinhado a necessidade de se avançar com a criação de uma carreira para os médicos dentistas no SNS, relembrando que o processo foi aprovado pelo Ministério da Saúde, estando apenas a aguardar a assinatura pelo Ministério das Finanças. “É fundamental e necessário, a bem da qualidade, criar-se uma carreira de medicina dentária, dado tratar-se de uma profissão específica”, afirmou o bastonário da OMD.

Orlando Monteiro da Silva destacou ainda a criação da OMD em 1998. “Trazemos à memória alguns dos melhores momentos no álbum comemorativo dos 20 anos, que vai ser entregue a todos os colegas”.

Governo assegura que criação de carreira no SNS está em análise

Segundo a organização, a 27ª edição do Congresso foi a “maior de sempre”, com mais de 6500 inscritos. Para 2019, o Congresso está agendado para os dias 14, 15 e 16 de novembro, em Lisboa, sendo que a presidência da Comissão Organizadora vai ficar a cargo de Sofia Arantes e Oliveira.

Nota: Reportagem com os melhores momentos da Expo-Dentária na próxima edição da revista Saúde Oral