Quantcast
Periodontologia

Gengivas saudáveis para uma vida melhor – o mote do Dia Europeu da Periodontologia

gengivas

É já esta semana, no dia 12 de abril, que se celebra o Dia Europeu da Periodontologia, uma iniciativa da European Federation of Periodontology que tem como objetivo consciencializar a população europeia para a importância de gengivas saudáveis na saúde em geral, assim como para a influência que as doenças periodontais podem ter em patologias como a diabetes, as doenças cardiovasculares e outras doenças crónicas.

Sob o mote ‘Gengivas saudáveis para uma vida melhor’, o Dia Europeu da Periodontologia pretende lembrar a população europeia de que gengivas saudáveis são um objetivo atingível e têm o potencial de melhorar a saúde e o bem-estar geral.

De acordo com a European Federation of Periodontology, “a investigação científica já encontrou evidências que demonstram que melhorar a saúde das gengivas pode ter efeitos positivos no controlo da diabetes e na redução das complicações relacionadas com a diabetes. Existem ainda evidências de que um tratamento periodontal bem-sucedido pode melhorar a saúde cardiovascular”.

A gengivite e periodontite, as duas principais doenças periodontais, caracterizam-se pela inflamação das gengivas e são doenças preveníveis e tratáveis, quer através de uma higiene dentária e oral apropriada, como através de tratamentos periodontais.

O Dia Europeu da Periodontologia faz parte de uma iniciativa mais alargada que envolve 29 sociedades científicas nacionais europeias e cerca de 14 mil especialistas em periodontologia.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?