Quantcast
Formação

Formação sobre riscos legais, consentimento informado e segredo médico

Realiza-se no próximo dia 4 de fevereiro, na Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, em Lisboa, uma apresentação do ‘PXS – Programa de Excelência em Saúde’, uma iniciativa que pretende “munir os profissionais de saúde de conhecimento legal sobre matérias que influenciam o dia-a-dia do ato médico”.

Em discussão vão estar temas chave para os profissionais de saúde como riscos legais, consentimento informado, segredo médico e responsabilidade das seguradoras. “O programa PXS visa promover a diferenciação das instituições e dos profissionais de saúde, pelo incremento da proteção da segurança dos doentes (patient safety) e pela crescente melhoria dos serviços de saúde. E, por consequência, reduzindo a possibilidade de erro, contribuindo para a diminuição da litigância entre os doentes e as instituições de saúde”, refere Filomena Girão, responsável pela área de Direito da Saúde da FAF.

De acordo com a organização da apresentação, em Portugal o número de relatos associados à área da saúde tem apresentado um crescimento exponencial. “Esta conflitualidade crescente entre pacientes, profissionais e instituições de saúde implica, forçosamente, maior reflexão e novas formas de atuação”, explica.

O PXS – Programa de Excelência em Saúde aborda temas como o Processo Clínico, Erro Médico, Dispensa de Medicamentos, Gestão Estratégica em Saúde e Atendimento Diferenciado e desenvolve-se a partir de um conjunto de formações cuja participação pode ser institucional ou individual, sendo realizado à medida em função das necessidades identificadas.

Saiba mais.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?