Quantcast
Médicos Dentistas

FDI partilha visão da prestação de cuidados de saúde oral até 2030

A FDI – World Dental Federation partilhou a sua visão de prestação de cuidados de saúde oral até 2030, relata o Dental Tribune International. A organização lançou o relatório “Vision 2030: Delivering Optimal Oral Health for All”, onde descreve como a comunidade de saúde oral pode enfrentar as mudanças e tendências de transformação e saúde e aproveitar as oportunidades para se tornarem membros produtivos.

A principal mensagem do FDI é que, até 2030, os cuidados de saúde oral serão potenciadores – baseados em evidências -, integrados e abrangentes. Neste relatório apresenta 3 pilares:

1 – Serviços básicos de saúde oral presentes nos serviços de saúde de cada país e uma saúde oral de qualidade que seja barata, acessível e disponível para todos;

2 – Serviços de saúde gerais e de saúde oral integrados, de forma a uma melhor prevenção e gestão de doenças orais

3 – Colaboração entre profissionais da área com outros trabalhadores do setor da saúde para oferecer serviços sustentáveis, baseados em necessidades de saúde e centrados nas pessoas

 

Para alcançar esses 3 pilares, a FDI identificou a educação como um ponto chave de desenvolvimento. Só a educação e a formação em saúde pública permitirão aos profissionais de saúde contribuir de forma mais eficaz para a prevenção da doença oral em toda a população, explica a Federação.

O relatório Vision 2030 sublinha ainda a responsabilidade dos profissionais de saúde oral de manterem um nível de competência adequado ao longo da sua vida profissional e a necessidade de assumirem um papel de liderança na comunidade de saúde e na sociedade de forma mais ampla.

Além disso, este relatório reconhece que as circunstâncias variam de país para país, por isso as recomendações do relatório têm de ser adaptadas e abordadas quanto à realidade de cada região.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?