Saúde Oral

FDI lembra a importância da saúde oral no desempenho desportivo

FDI lembra a importância da saúde oral no desempenho desportivo

A FDI – World Dental Federation fez uma parceria com a firma da área da saúde, Sunstar, para disponibilizar vários recursos informativos sobre higiene e saúde oral para atletas, profissionais de medicina desportiva e organizações desportivas. De acordo com as organizações, é importante consciencializar os pacientes para o impacto da saúde oral no desempenho desportivo e na saúde em geral.

De acordo com a publicação Dental Tribune, que cita dados da FDI, o stresse relacionado com o desporto pode causar desidratação, xerostomia, vulgarmente conhecida como boca seca, e bruxismo. Para além disso, a FDI revela que os ingredientes das bebidas energéticas consumidas pelos atletas podem provocar cáries dentárias e aumentar o risco de desenvolvimento de doenças periodontais e erosão dentária.

Kathryn Kell, presidente da FDI, acrescenta que: “Uma boca saudável contribui para um corpo saudável. Uma má saúde oral pode ter efeitos desastrosos na saúde em geral e na performance desportiva. Queremos ter a certeza de que este facto faz parte da discussão entre os profissionais de saúde e os seus pacientes.”