Quantcast
 

FDI alerta para urgentes cuidados de saúde oral na Serra Leoa

A Federação Dentária Mundial (FDI), o Secretariado da Commonwealth e a Associação Dentária da Commonwealth reuniram forças com o Ministério de Saúde Pública da Serra Leoa, na sequência de uma requisição do Governo, para combater a urgente necessidade de cuidados médicos dentários do país.

De acordo com a notícia avançada pela própria FDI, o projecto National Policy for Dental and Oral Health Care Services foi desenvolvido durante uma workshop que envolveu os principais envolvidos e interessados na capital do país, Freetown e foi financiado pelo Commonwealth Fund for Technical Cooperation (CTFC, na sigla em inglês) do Commonwealth Secretariat.
O projecto será, agora, submetido ao Ministério de Saúde Pública e ao Parlamento da Serra Leoa, de forma a ser ratificado e implementado enquanto parte integrante do Plano Nacional de Saúde.
Devido à guerra civil, a Serra Leoa enfrenta grandes dificuldades na reconstrução, de forma particular nos serviços de saúde, e os cuidados de saúde orais encontram-se pouco desenvolvidos. De facto, apenas nove médicos dentistas lutam contra as necessidades de cuidados médicos dentários de mais de 5.5 milhões de pessoas.
Esta iniciativa defende, assim, uma orientação estratégica nas áreas abrangidas pelos cuidados de saúde oral e prevenção de doenças, incluindo o aumento da força de trabalho na área da saúde oral, a integração de cuidados de saúde oral nos cuidados de saúde primários, o acesso universal a cuidados médicos dentários de emergência e o controlo eficaz contra infecções.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?