Saúde Oral

Facetas de porcelana: conhece os prós e contras?

Facetas de porcelana: conhece os prós e contras?

São uma tendência na medicina dentária, especialmente por parte de pacientes que querem ter um sorriso perfeito. Falamos das facetas de porcelana ou lentes de contacto dentárias. A Dentistry.co.uk publicou um artigo em que explica os benefícios e os cuidados a ter com este tipo de tratamento.

Prós – Tratamento rápido

Colocar facetas de porcelana é um procedimento rápido, mas exige planeamento e um diagnóstico para determinar se é o tratamento mais indicado para os pacientes. De acordo com a publicação, antes de serem colocadas as facetas de porcelana finais é feito um ‘mock-up’ e são colocadas facetas provisórias que são depois ajustadas para garantir uma oclusão, discurso e dimensão adequados. Na maioria dos casos, o tratamento é completado em cerca de quatro semanas.

Prós – Tratamento livre de dor

A maioria dos pacientes evita ir ao dentista com receio da dor provocada pelos tratamentos. Mas se for planeado de forma correta, este pode ser um procedimento totalmente livre de dor, revela a publicação. Na grande maioria dos casos nem sequer é necessário utilizar anestesia nestes tratamentos.

Contras – Aumento da sensibilidade dentária

A maioria dos sistemas de fixação usados na colocação de facetas de porcelana são à base de resina ou substâncias hidrofóbicas. Contudo, os médicos dentistas devem garantir um completo isolamento da superfície dos dentes, uma vez que qualquer contaminação pode causar sensibilidade dentária.

Contras – Não podem ser retiradas

Sim, este tratamento não é reversível. Uma vez colocadas não há volta a dar. Além disso é importante que os pacientes saibam que as facetas necessitam de ser substituídas depois de alguns anos.