Quantcast
 

Estudo sobre cuidados cardiovasculares coloca Portugal em posição modesta

Estudo sobre cuidados cardiovasculares coloca Portugal em posição modesta

Portugal encontra-se na 22ª posição, entre 29 países europeus, numa classificação sobre sistemas de cuidados de saúde cardiovasculares do ponto de vista do consumidor. O estudo foi apresentado ontem, em Bruxelas, pela organização “Health Consumer Powerhouse”.

O “Primeiro Índice Europeu do Consumidor sobre o Coração” apresenta uma classificação dos sistemas de cuidados de saúde cardiovasculares europeus em cinco áreas consideradas essenciais para o consumidor, que abrangem 28 indicadores de desempenho. Segundo a “Rádio Renascença”, Portugal obteve um total de 579 pontos em 1.000 possíveis.
De acordo com o presidente da “Health Consumer Powerhouse”, um «ponto fraco» em Portugal «é a falta de transparência no sistema», tendo o inquérito revelado que existem «poucos dados disponíveis sobre os processos de cuidados de saúde cardíaca em Portugal, em comparação com outros países».
Este ano, o país vencedor foi o Luxemburgo (836 pontos), seguido pela França, (832) e Noruega (830). Na cauda da lista surge a Grécia, a Lituânia, a Polónia, a Letónia, a Bulgária e a Roménia.

 

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?