- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Estudo confirma que doença periodontal pode causar hipertensão

A periodontite, comummente conhecida como doença das gengivas, está associada a um risco acrescido de desenvolvimento de doenças potencialmente mortais, nomeadamente as cardiovasculares. Esta relação acaba de ser confirmada por um estudo levado a cabo por investigadores do Instituto Dentário Eastman do Colégio Universitário de Londres. [1]

De acordo com os autores do estudo, a periodontite aumenta o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial [2] e o tratamento da doença das gengivas pode levar a redução significativa da pressão arterial.

Eva Muñoz Aguilera, investigadora que liderou o estudo, explicou recentemente que “a periodontite e a hipertensão arterial afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Doenças que, como já demonstraram diversos estudos, se relacionam de forma independente com uma maior incidência de episódios cardiovasculares, tendo, assim, um grande impacto na saúde pública e nos seus custos. Para além disso, a hipertensão e a periodontite partilham fatores de risco como a diabetes, uma dieta pouco saudável e os hábitos de consumo de tabaco”.

“Se podemos provar que existe uma relação entre a periodontite e a hipertensão e que, para além disso, esta relação é causal, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doença das gengivas oferece-nos uma oportunidade para contribuir para a prevenção e tratamento da hipertensão e evitar as devastadoras consequências associadas a uma pressão arterial elevada”, acrescenta.