Quantcast
Médicos Dentistas

Estudo compara capacidade de penetração de dentina dos seladores de canais radiculares e métodos de obturação

Uma equipa de investigadores da Universidade de Kirikkale, na Turquia, examinou a profundidade de penetração de quatro seladores, recorrendo a diferentes métodos de obturação para determinar qual o mais eficaz. Os resultados do estudo foram apresentados num artigo do Dental Tribune.

O estudo Comparison of dentin penetration ability of different root canal sealers used with different obturation methods, publicado na Microscopy Research and Technique, foi realizado in vitro.

Há microrganismos que podem penetrar nos túbulos da dentina e, por vezes, até sobreviver a soluções de irrigação eficazes. Nestes casos, a utilização de um selador de canal radicular penetrável é de importância critica para enterrar os microrganismos dentro dos túbulos a fim de alcançar atividade antimicrobiana.

O estudo proporciona uma base para investigações adicionais, a fim de investigar até que ponto a penetração de MTA Fillapex e/ou RealSeal atinge as bactérias localizadas em túbulos da dentina.

Isto poderia envolver um scan confocal ou uma técnica semelhante e poderia levar a encontrar a melhor técnica de obturação para uma maior penetração destes seladores.

Para a investigação, foram instrumentados 84 dentes de raiz única com a lima rotativauniversal F4 ProTaper e preenchidos com AH26 e AH Plus (Dentsply DeTrey), RealSeal (SybronEndo), e MTA Fillapex (Angelus), recorrendo a técnicas de condensação lateral a frio e de obturação monocone. Posteriormente, as raízes foram seccionadas longitudinalmente e preparadas para a avaliação, por microscópio eletrónico de varrimento, da profundidade máxima e mínima de penetração dos seladores nos túbulos da dentina nos terços apical, médio e cervical, e a profundidade média de penetração do selador foi calculada.

De acordo com os resultados apresentados, não foi verificada diferença estatística entre os métodos de obturação. No entanto, entre os próprios seladores, o AH26 foi significativamente afetado pelos diferentes métodos de obturação.

Os resultados revelaram ainda uma diferença significativa entre os terços de raiz. Os seladores AH26 e RealSeal apresentaram os maiores valores de penetração com técnicas de condensação lateral fria e de obturação monocone, respetivamente, sendo que o método de obturação não afetou a extensão da penetração dos seladores.

A RealSeal apresentou melhor capacidade de penetração do que os outros seladores. O terço apical da raiz em todos os grupos mostrou a menor profundidade de penetração.

Em entrevista ao Dental Tribune International, o coautor do estudo Ali Turkyilmaz afirmou que os resultados foram” geralmente semelhantes aos relatados na literatura e apoiam grandemente os de estudos anteriores”.

“Voltámos a salientar a capacidade de penetração profunda do selador RealSeal. Outro resultado é que o selador de canal radicular da nova geração (MTA Fillapex) alcançou um resultado favorável em termos de penetração”, conclui.