Investigação

Estará a artrite reumatoide relacionada com as doenças da gengiva?

doenças das gengivas

É verdade, já vários estudos conseguiram demonstrar a ligação entre as duas doenças e uma investigação publicada em 2015 na revista científica Journal of Clinical Rheumatology mostrou que existiam bactérias da gengiva nos exames da artrite reumatoide e da osteoartrite de alguns pacientes.

Além disso, de acordo com o website Everyday Health, as pessoas que sofrem de artrite reumatoide têm mais probabilidade de desenvolver doenças periodontais do que aquelas que não sofrem da doença. Os investigadores ainda não sabem explicar muito bem de que forma é que as duas doenças se relacionam, mas ambas têm a inflamação em comum, o que pode explicar a conexão.

Um estudo publicado pela Universidade Case Western, nos EUA, já demonstrou que várias pessoas com artrite reumatoide que se submeteram a tratamentos periodontais viram alguns dos seus sintomas e a dor associados à artrite reumatoide melhorar.

Além disso, “as pessoas que têm doenças da gengiva e artritre reumatoide devem ser tratados por uma equipa clínica que inclui um periodontologista. Escovar os dentes e usar o fio dentário pode ser difícil para as pessoas com artrite reumatoide e por isso estas pessoas devem trabalhar em conjunto com os seus médicos para ver o que funciona melhor para si”, refere Terrance Griffin, investigador do departamento de Periodontologia da Universidade de Tufts, nos EUA.