Entrajuda e Mundo a Sorrir unidas na promoção da saúde oral e combate à exclusão social

Entrajuda e Mundo a Sorrir unidas na promoção da saúde oral e combate à exclusão social

O projeto de solidariedade social Entrajuda associou-se à Mundo a Sorrir para promover o acompanhamento gratuito e continuado a crianças e grávidas desprotegidas. A iniciativa incide, essencialmente, sobre duas vertentes: a prevenção e o tratamento.

O projeto vai realizar ações de sensibilização junto dos responsáveis e utentes das instituições que apoiam as crianças, por voluntários higienistas orais e estudantes finalistas das faculdades de medicina dentária, que fazem ainda um primeiro rastreio oral, encaminhando-os para os médicos especialistas, em caso de necessidade, refere a Entrajuda em comunicado.

Portugal é o país com pior higiene oral da Europa, sendo o Estado-membro da União Europeia com quase totalidade das crianças a apresentar pelo menos uma cárie e a maioria dos idosos sem um único dente. Estes sinais acabam por constituir um fator de exclusão social de crianças que nascem desfavorecidas e têm muitas vezes percursos escolares interrompidos, não possuindo qualificações para aceder ao mercado de trabalho. “Promover a higiene oral significa muitas vezes permitir que estas crianças sorriam e que o futuro lhes sorria e daí decorre o nome do programa de saúde oral ‘Dr. Risadas’. Se as crianças forem instruídas desde tenra idade para a necessidade de adotarem hábitos de higiene oral que garantem a saúde da boca e dentes, maior é a probabilidade que os adotem ao longo da sua vida”, explica Isabel Jonet, presidente da Entrajuda.