Saúde Oral

Empresa japonesa cria dispositivo que analisa parâmetros de saúde oral em cinco minutos

Empresa japonesa cria dispositivo que analisa parâmetros de saúde oral em cinco minutos

A empresa japonesa Arkray lançou recentemente um dispositivo de teste de saliva que analisa vários parâmetros associados à saúde oral em apenas cinco minutos.

De acordo com o Dental Tribune, a tecnologia consegue monitorizar parâmetros como bactérias carcinogénicas, acidez da saliva, contagem de leucócitos, estado de proteínas e valores de amoníaco. Cinco minutos após a saliva ser colocada na tira de testes, os resultados individuais dos pacientes são apresentados em gráficos e tabelas que depois podem ser impressas.

As vantagens da tecnologia, defende a empresa, prendem-se com o facto de os profissionais de medicina dentária poderem reconhecer de forma precoce quaisquer sinais de alerta para patologias como cáries dentárias ou periodontite, uma vez que, por exemplo, a inflamação gengival causa um aumento na contagem de leucócitos presentes na saliva.

Existem já no mercado algumas soluções semelhantes, mas de acordo com a Arkray, o que torna este dispositivo diferenciador é a sua capacidade de analisar sete parâmetros de uma única vez, “mais do que qualquer outro teste de saliva no mercado”.