Quantcast
 

Elevada prevalência de periodontite em pacientes com artrite reumatóide

Elevada prevalência de periodontite em pacientes com artrite reumatóide

Investigadores de Berlim, na Alemanha, descobriram que pacientes com artrite reumatóide apresentam uma elevada incidência de periodontite em comparação com pessoas saudáveis, noticiou o “Medical News Today”.

O estudo publicado na edição de Junho do “Journal of Periodontology”, a publicação oficial da American Academy of Periodontology (AAP), revela que para alguns pacientes os sintomas adversos da artrite reumatóide podem afectar a destreza manual. Por isso, uma das áreas mais afectadas por esta patologia é a higiene oral que, em última instância, pode acarretar o aparecimento da doença periodontal.
O estudo examinou a saúde oral de 57 pacientes com artrite reumatóide e 52 participantes-controlo saudáveis. Para determinar o status da higiene oral, cada pessoa foi submetida a um exame oral e a uma avaliação da acumulação da placa e da inflamação gengival, ambos indicadores do estado da higiene oral. A profundidade das bolsas periodontais e a perda de fixação, dois marcadores de doença periodontal foram também analisados.
Desta forma, o estudo permitiu descobrir que os pacientes com artrite reumatóide tinham oito vezes mais probabilidades de desenvolver periodontite em comparação com os controlos saudáveis. Estas descobertas tiveram em conta critérios demográficas e de estilo de vida, como a idade, o género, a educação e o consumo de tabaco.
Numa fase seguinte, os investigadores estudaram a extensão entre uma pobre higiene oral e o aumento da ocorrência da doença periodontal em pacientes com artrite reumatóide.
Os resultados demonstraram que apesar da higiene oral ser um factor relevante, ele não explicava, por si só, a associação entre as duas doenças, indicando que existem outros factores relevantes no aumento da prevalência da doença periodontal em pacientes com artrite reumatóide.
«Com os resultados a sugerir que a artrite reumatóide se encontra associada à doença periodontal, é fácil assumir que um paciente com artrite reumatóide apresente mais dificuldades em cuidar dos seus dentes e gengivas devido à natureza debilitante da doença», afirmou o editor do “Journal of Periodontology”, Kenneth Kornman.
«Contudo, o estudo permitiu descobrir que existem outros factores potenciais envolvidos. Por exemplo, tanto a periodontite como a artrite reumatóide são desordens inflamatórias sistémicas, o que pode explicar a associação entre as duas. (…) Estamos ansiosos por desenvolver futuras investigações que possam revelar mecanismos biológicos que liguem estas duas importantes doenças», acrescentou.
De acordo com Susan Karabin, presidente da AAP, manter uma boa saúde oral no grupo de pacientes com artrite reumatóide deve ser um esforço conjunto. «É importante que os médicos dentistas e os profissionais de saúde trabalhem juntos no tratamento de pacientes com artrite reumatóide», aconselhou.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?