Saúde Oral

“É preciso ‘ok’ para a carreira de dentista no SNS”

“É preciso ‘ok’ para a carreira de dentista no SNS”

A carreira dos médicos dentistas no SNS está há mais de um ano à espera de aprovação por parte do Ministério das Finanças. De acordo com o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, depois da ‘luz verde’ do Ministério da Saúde, ainda não foram dados mais passos para a concretização da medida.

“A mesma foi aprovada há mais de um ano pelo Ministério da Saúde mas é necessária uma aprovação conjunta do Ministério da Finanças e aguardamos que o mesmo dê o ‘ok’ para esta carreira”, afirmou, acrescentando que os médicos dentistas não têm qualquer enquadramento atualmente “e estão a ser contratados como prestadores de serviços”. Esta implementação não traz “custos acrescidos” e é urgente criar condições necessárias para que estes profissionais sejam corretamente inseridos. “A questão tem de ser desbloqueada pelo Ministério das Finanças”, reforçou.

Questionada sobre esta necessidade, a ministra da saúde Marta Temido explicou que as carreiras públicas são uma atribuição da área setorial e da Secretaria de Estado do Emprego e Administração Pública invocando no Ministério das Finanças esta responsabilidade, mas que “a configuração desta carreira envolve opções que são críticas para nós, designadamente sobre considerá-la mais uma das áreas da profissão médica ou a opção de ter uma carreira perfeitamente autónoma”.