Saúde Oral

Doçura ou travessura ou como ter um Halloween saudável

O Halloween, feriado anglo-saxónico que já foi importado por diversos países do mundo ocidental, nomeadamente Portugal, celebra-se já no próximo dia 31 de outubro. Conhecido por ser o dia em que todas as crianças se mascaram para bater às portas e pedir “doçura ou travessura”, o Halloween pode ser uma verdadeira ‘dor de cabeça’ para os médicos dentistas. A pensar nisso, a American Dental Association (ADA) publicou no seu site Mouth Healthy um conjunto de dicas para um Halloween Saudável.

Ana Paula Ferraz-Dougherty, médica dentista da ADA refere que “não existe problema em comer doces no Halloween, mas é importante ter um plano”. Eis algumas dicas da American Dental Association para passar aos seus pacientes.

Comer os doces na altura certa

Uma das formas de fugir aos ‘perigos’ dos doces do Halloween é comê-los nas alturas certas. De acordo com a ADA, estes doces devem ser comidos junto das refeições ou pouco tempo depois, já que a produção de saliva aumenta durante as refeições, o que pode ajudar a minimizar os efeitos dos ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca.

Escolha os doces de forma cuidadosa

Fuja dos doces mais rijos ou doces que fiquem na boca durante muito mais tempo. Segundo a ADA, “além da frequência dos snacks que come, o tempo que os alimentos açucarados estão na boca” tem um papel importante no desenvolvimento de cáries dentárias.

Beber mais água

Beber água com flúor pode ajudar a prevenir cáries dentárias. Por isso, escolha beber água da torneira ou água engarrafa com flúor. E como vai aumentar o consumo de doces evite beber refrigerantes, para não aumentar ainda mais a ingestão de açúcar.

Traçar um plano

Apesar de ser tentador ficar com todos os doces que conseguir, os dentes vão agradecer se guardar apenas os seus doces preferidos. Pode doar os restantes ou oferecer aos amigos.

Escove os dentes duas vezes por dia

Esta dica é importante não só para a altura do Halloween, mas para ser seguida sempre! Escovar os dentes duas vezes por dia durante alguns minutos é um dos hábitos mais importantes para prevenir o desenvolvimento de doenças orais como as cáries.