Quantcast
Marketing digital

Devo investir o que conseguir em campanhas pagas?

O investimento representa sempre algum risco. Há sempre um certo receio de não se obter retorno do dinheiro investido. É compreensível, pois quando se tem pouco, não se pode gastar muito; e, quando se tem muito, não se deve desperdiçar.

As campanhas pagas são uma oportunidade de investimento no marketing digital que pode gerar um retorno assinalável, levando uma empresa a atingir patamares dificilmente alcançáveis de outra forma. Saiba mais.

Deve investir o que conseguir em campanhas pagas?

Impacto

O investimento em campanhas pagas, quando é bem realizado, permite aumentar a exposição da marca no mundo digital, criando um forte impacto.

Há diversas plataformas digitais nas quais a sua marca pode e deve estar presente. Isso permite uma presença mais eficaz junto de quem segue a marca e junto das pessoas que podem vir a tornar-se clientes da sua empresa.

O orçamento

Diferentes empresas lidam com orçamentos distintos e esperam retornos diversos.

Definir o orçamento adequado é uma tarefa que necessita de estudo e de avaliação. O investimento em campanhas pagas deve ser ponderado, levando em consideração diferentes variáveis, nomeadamente as plataformas usadas, os tipos de anúncio e as expectativas financeiras.

Estratégia

A perspetiva deve ser sempre maximizar os ganhos. A definição do orçamento é um momento importante, pois representa o estabelecimento der um budget que será o investimento. Quanto mais se investe, mais público abrange. Mas não vale a pena investir muito, se não existir estratégia, planificação e critério.

É imprescindível pensar num budget alargado, pois o marketing é bem mais abrangente do que as campanhas e há investimento que pode e deve ser destinado a outras áreas, como a ações noutros canais de marketing, custos com a equipa e ferramentas, entre outras necessidades.

Imponderáveis

É importante destinar uma parte do orçamento para os imponderáveis, que são tudo aquilo que pode acontecer, mas que não conseguimos prever.

Assim, esperando um mal que poderá surgir e representar um custo, deve ter um dinheiro de parte para intervir de imediato e resolver rapidamente o problema.

Campanha pagas 

Google Ads e Facebook Ads são plataformas que possibilitam um nível bastante avançado de personalização, que pode ser usado em função dos seus objetivos. É preciso perceber, entre todo o público digital que é colocado à disposição, qual a parte que é mais indicada para a sua empresa.

Há, entre todo o universo de pessoas a que se pode chegar, uma pequena parte que pode realmente ajudar a garantir um maior retorno do investimento destinado à campanha, pois é a parte que tem um verdadeiro interesse nos seus produtos: é o seu público-alvo.

São as pessoas desconhecidas que se interessam pela sua marca e pelos seus produtos. Foram seduzidas pelas campanhas publicitárias e converteram-se em adeptos e seguidores da marca.

Benefícios 

As campanhas pagas permitem acompanhar os seus resultados em tempo real. Logo, ajudam a comprovar a eficácia do método, podendo ser aproveitadas como oportunidades para maximizar os ganhos.

Se confirmarmos, nos dados recolhidos, que uma determinada campanha está a obter excelentes resultados, então podemos aproveitar para aumentar o investimento, obtendo assim um lucro mais expressivo.

Há ainda uma diversidade de anúncios com formatos variados e com características distintas, que podem contribuir para a obtenção de melhores resultados.

Desenvolvimento do plano

Depois de se fazer uma projeção de diferentes cenários e de se ter definido o orçamento das campanhas, é preciso levar em linha de conta diversas variáveis, por exemplo, ponderar sobre qual a faixa de público que vai mais ao encontro dos objetivos da marca.

O objetivo deve ser atrair o máximo de público possível que esteja devidamente identificado com a marca, ou seja, atingir um conjunto de leads que pretendam adquirir o seu produto.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.