Quantcast
 

Desenvolvida técnica para detectar fases iniciais de cáries dentárias

Desenvolvida técnica para detectar fases iniciais de cáries dentárias

A detecção precoce de cáries dentárias tornou-se mais fácil graças ao trabalho de investigadores indianos, publicado na última edição do “Internacional Journal of Biomedical Engineering and Technology”.

A detecção de cáries nos estágios iniciais de desenvolvimento desempenha um papel importante na preservação dos dentes afectados e na prevenção da perda dentária e cirurgia invasiva nos últimos estágios.
O cientista R. Siva Kumar, do Department of Electronics and Communication Engineering, do RMK Engineering College, em Tamil Nadu, na Índia, explicou que desenvolveu, com a sua equipa, uma técnica de análise por raios-X que revela as intensidades dos pixels em diferentes ondas de raio-X, um método semelhante ao histograma da imagem em análise através de uma câmara digital de alta definição.
Siva Kumar explica que o sotware revela que o histograma de raio-X e o espectro são muito diferentes dependendo se o dente alvo do raio-X é saudável ou apresenta sinais precoces de perda dentária.
Os investigadores descobriram que no histograma de raio-X as intensidades de pixels encontram-se concentradas de formas diferentes dependendo do nível de perda.
Segundo os investigadores, esta técnica pode ser bastante útil para os médicos dentistas, ajudando a identificar automaticamente os diferentes estágios das cáries dentárias, citou o “Medical News Today”.