Quantcast
Produtos

Dentsply Sirona: Ação viricida da gama DAC Universal comprovada

A ação viricida de toda a gama de produtos DAC Universal foi agora confirmada através de um procedimento de teste, informou a fabricante Dentsply Sirona em comunicado.

Os produtos DAC Universal, para o reprocessamento de instrumentos dentários, foram testados num estudo laboratorial conduzido pela HygCen Alemanha, um laboratório de testes independente e acreditado.

O teste foi realizado com parvovírus resistente ao calor, em conformidade com a norma EN 17111. Após a conclusão do reprocessamento – limpeza, lubrificação, termodesinfeção e refrigeração –, não foi detetado nenhum parvovírus murino no eluato da amostra.

“Este resultado prova oficialmente que os dispositivos da gama Universal DAC oferecem a maior eficiência possível e, portanto, a maior segurança para o reprocessamento de peças de mão retas e contra angulares e turbinas”, refere a empresa em comunicado.

O DAC Universal foi submetido a vários testes laboratoriais. Para conseguir este resultado, a contaminação viricida na superfície deve ser reduzida de modo a excluir a possibilidade de infeção.

A empresa refere ainda que a classificação ‘ação totalmente viricida’ engloba a atividade contra todos os tipos de vírus, incluindo SARS-CoV-2, hepatite B e C, VIH ou gripe. Entre os vírus não detetados incluem-se o parvovírus, papilomavírus humano, adenovírus ou norovírus.

Os resultados revelaram assim que o DAC Universal “excede o nível de segurança necessário para determinar a ação totalmente viricida, reduzindo a carga de parvovírus resistentes ao calor: uma vez concluído o reprocessamento, a quantidade de parvovírus detetada foi insignificante”.

Com lançamento em setembro, o novo DAC Universal S complementa a oferta de produtos do DAC Universal com uma função de esterilização, especialmente para mercados que requerem esterilização em vez de desinfeção de dispositivos médicos não embalados.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?