Responsabilidade Social

Dentistas portugueses levam projeto solidário para São Tomé e Príncipe

Dentistas portugueses levam projeto solidário para São Tomé e Príncipe

A Associação de Beneficência para a Saúde Oral de Torres Vedras (ASOT) lançou um projeto solidário – Smile Together Project – em São Tomé e Príncipe, que, ao longo dos próximos cinco anos, irá dar consultas e formação com o objetivo de melhorar as condições de saúde oral naquele país.

Helena Rosa, presidente da ASOT, explica em declarações à Lusa que o objetivo é dar “consultas à população carenciada, dar formação e melhorar as condições existentes” em São Tomé e Príncipe.

De acordo com a médica dentista, em São Tomé e Príncipe existem apenas três dentistas para 200 mil habitantes e as práticas de saúde oral passam, sobretudo, “pela extração de dentes em crianças e adultos”, faltando equipamentos e instalações.

Este projeto solidário resulta de uma parceria entre a ASOT e os ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade de São Tomé e Príncipe, cabendo ao Governo do país referenciar as instituições com as quais a associação portuguesa irá trabalhar.

De acordo com Helena Rosa, a primeira missão deverá realizar-se entre setembro e outubro, prevendo-se a realização de “uma missão por mês de seis médicos dentistas durante uma semana para dar consultas e formação”.

A Associação de Beneficência para a Saúde Oral de Torres Vedras já realizou na sua clínica solidária, nos últimos 15 anos, mais de 22 mil consultas a 3 300 utentes.