Saúde

Dentistas podem desempenhar papel crucial na deteção de doenças

Dentistas podem desempenhar papel crucial na deteção de doenças

Os médicos dentistas podem desempenhar um importante papel na deteção de algumas doenças, nomeadamente a diabetes e as doenças cardiovasculares, defende a Faculty of Dental Surgery (FDS), do Royal College of Surgeons, do Reino Unido.

São vários os estudos que indicam que uma má saúde oral pode ter um elevado impacto na saúde em geral e um estudo recentemente publicado mostra inclusive que uma má saúde oral pode causar fraqueza muscular em pessoas idosas.

“Uma boa saúde oral é essencial para o nosso bem-estar geral”, defende Michael Escudier, reitor da Faculty of Dental Surgery. “Os dentistas e outros profissionais de medicina dentária inspecionam sempre a mucosa oral de um paciente no curso de um tratamento. Isto é uma oportunidade para monitorizar, de uma forma regular, a forma como a saúde de um paciente está a mudar. Ao verificar a saúde oral de um paciente, o dentista pode procurar sinais de outras condições de saúde”, acrescenta.

A pensar nisto, a FDS publicou recentemente uma posição com algumas recomendações para que os médicos dentistas, e outros profissionais de medicina dentária, possam desempenhar um papel mais ativo na defesa da saúde e no bem-estar dos pacientes. O documento está disponível para download e inclui várias recomendações, nomeadamente:

  • As campanhas de saúde pública nacionais e locais devem sempre recorrer aos médicos dentistas para aconselhamento sobre estilos de vida saudáveis;
  • Iniciativas para diagnosticar a diabetes e doenças cardiovasculares devem incluir dentistas e outros profissionais de saúde oral sempre que possível;
  • Ações concertadas para melhorar a saúde oral e o acesso a serviços dentários junto da população mais idosa.