Quantcast
Saúde Oral

Dentistas percorrem o país para sensibilizar para a importância da saúde oral

clínica dentária Saúde Oral

Uma equipa de médicos dentistas e higienistas orais vão percorrer o país durante o mês de janeiro para dar um workshop sobre higiene oral, saúde oral na grávida e bebé, no desportista, na criança e no sénior. A iniciativa comparticipada pelo Plano de Prevenção Oral (PPO) é dirigida a todas as faixas etárias e vai passar por Lisboa, Oeiras, Corroios, Torres Vedras e Faro.

De acordo com os responsáveis pelo workshop, o objetivo é que “através da visão, tato, audição, olfato e paladar” se desfaçam “mitos e preconceitos” e se esclareçam dúvidas, de forma a “ajudar a ultrapassar medos e ensinar técnicas básicas de higiene oral.”

Segundo Mara Teixeira, responsável pelo Plano de Prevenção Oral (PPO), “de acordo com o II Barómetro Nacional de Saúde Oral, divulgado pela Ordem dos Médicos Dentistas, 9,5% da população portuguesa nunca foi ao dentista; apenas 28% dos portugueses têm a dentição completa; 34,3% nunca visita o médico dentista ou apenas o faz em caso de urgência e 46,7% não consultam um médico dentista há mais de um ano. Números alarmantes e que não nos permitem ficar indiferentes. Consideramos prioritário contribuir para o desenvolvimento e implementação de iniciativas de sensibilização, informação e formação na área da saúde oral, facilmente acessíveis à população e que fomentem uma mudança real de comportamentos, mais saudáveis e responsáveis.”

A iniciativa arranca este mês e dispõe da linha de apoio 808 203 392 para a prestação de esclarecimentos e inscrição no workshop.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?