- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Dentistas britânicos querem que higiene das mãos se torne ‘viral’

A iniciativa é da Faculty of General Dental Practice (UK) e da Association of Clinical Oral Microbiologists (ACOM): pretendem que os hábitos de higiene das mãos se tornem ‘virais’ no seio da comunidade médica. As organizações estão a pedir à comunidade médica do Reino Unido que partilhem nas redes sociais várias dicas para promover uma boa higiene das mãos.

Na base desta iniciativa está a mais recente campanha da Organização Mundial de Saúde [1], com cinco dicas para médicos dentistas e outros profissionais de saúde sobre como manter uma boa higiene das mãos na sua prática diária.

As infeções adquiridas nos serviços de saúde afetam cerca de 4 milhões de pacientes por ano na Europa, de acordo com o European Centre for Disease Prevention and Control. Já os custos do tratamento deste tipo de infeções rondam os cerca de 7 mil milhões de euros.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde “os dentistas têm um papel importante a desempenhar na prevenção da dispersão de infeções” o simples ato de manter as mãos bem limpas pode ser o mais importante nessa estratégia.