Saúde Oral

Dentista visitado pela polícia por usar drone para fazer entregas a pacientes

Dentista visitado pela polícia por usar drone para fazer entregas a pacientes

Um dentista do Willows Dental and Implant Centre, em Wombourne, Inglaterra, recorreu a um meio pouco tradicional para assegurar que os seus pacientes recebiam a medicação durante o confinamento devido à pandemia de covid-19.

O médico dentista realizava entregas de medicamentos essenciais a um dos seus pacientes através de um “drone”. Contudo, a situação foi reportada às autoridades e o consultório recebeu uma visita da polícia local.

A clínica já tinha publicado um vídeo na sua página do Facebook, no qual um drone voava pelo céu com uma caixa. A publicação dizia que os antibióticos eram entregues em sete minutos, através de um drone que atingia 43,45 km/hora.

Apesar de serem legais no Reino Unido, os drones só podem ser operados por alguém especializado e têm de estar registados, além de necessitarem de uma autorização da Autoridade da Aviação Civil do Reino Unido para voar perto de cidades e vilas.

“Os agentes foram notificados de um vídeo de um drone nos meios de comunicação social e de um homem que declarou estar a entregar medicamentos a pacientes de cirurgia dentária em Wombourne ao meio-dia, a 9 de maio”, explicou o porta-voz da Polícia de Staffordshire ao jornal regional Express & Star, citado num artigo do Dental Tribune.

A clínica dentária publicou um pedido de desculpas via Facebook: “Como uma clínica dentária que está constantemente a alargar os limites no cuidado ao paciente, parece que ao efetuar entregas de medicamentos essenciais a clientes carenciados em tempo de necessidade e confinamento, perturbámos algumas pessoas nas redes sociais que levaram o voo de um drone muito a sério e nos denunciaram à polícia. Podemos assegurar-vos que ninguém se magoou, o nosso paciente está sem dores e não era nossa intenção perturbar ninguém.

Na publicação, pedem ainda desculpa por “pensar demasiado fora da caixa”.

Numa outra publicação de tom humorístico, via Facebook, o Willows Dental and Implant Centre apresentou um meio alternativo de transporte de medicamentos: um boiadeiro-bernêsO centro publicou uma fotografia do cão com um pequeno pacote à volta do pescoço com a legenda: “Não se preocupe com as entregas de drones, um dos nossos cães de terapia, Rosie, voluntariou-se.”